Conheça nossa proposta pedagógica

Alimentação

A fase da introdução alimentar que vai dos 6 meses a 2 anos é o momento em que o bebê para de se alimentar exclusivamente de leite materno ou fórmula, e passa a consumir outros alimentos, iniciando em consistência de “sopinha”, e conforme desenvolvimento e aceitação dos alimentos pelo bebê, aumentando para a “papinha”, após uma alimentação mais branda, até a refeição da família. É o período de transição em que até 1 ano de idade o leite ainda é o alimento principal, e a partir de 1 ano passa a ser complementar. O alimento deverá ser apresentado a criança da forma natural, e cada alimento separadamente em seu prato. Uma refeição completa e nutritiva, é um prato bem colorido. Na medida que o bebê vai se desenvolvendo, ele deve ser “encorajado”, e ele mesmo pegar o alimento com utensílio adequado para os meses ou idade, e levá-los a boca. Desta forma despertamos o interesse e autonomia da criança. É o bebê que decide quanto quer comer em cada refeição, e o que vai comer, o nosso dever é educar a criança a um hábito alimentar saudável, rotinas, incentivá-lo e efetuarmos a educação alimentar diária.

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

A alimentação faz parte do processo educativo e muito importante no desenvolvimento infantil. Considerando-se que é através da alimentação que ingerimos os nutrientes necessários para crescermos e nos mantermos com saúde, muito necessária é a diversificação dos tipos de alimentos, sua preparação e apresentação, pois além de cuidar do valor nutritivo dos alimentos, é importante variar os sabores, consistências, cores e temperaturas, fazendo das refeições momentos tranquilos, prazerosos e de socialização. As crianças descobrem assim que comer é uma maneira de se relacionar com os outros. Segundo Rossetti-Ferreira (2001, p.127) “A comida vai adquirindo significado social ao mesmo tempo em que é uma explosão de formas, sabores, texturas e cores”.

Na nossa Escola Lélo Lélo a alimentação é toda produzida diariamente na instituição, através de um cardápio elaborado pela nutricionista Júlia Tenn-Pass, CRN² 10735. As refeições são compostas por café da manhã, almoço, lanche da tarde e o jantar. E ainda um “lanchinho” para quem vai embora depois das 18h. No berçário a alimentação é cuidadosamente preparada seguindo as orientações do pediatra de cada criança.